Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Suzuki Vitara


O Suzuki Vitara é um carro(jipe) forte para os mas adversos terrenos,como trilhas pesadas e de grandes dificuldades.Na minha opinião o suzuki Vitara é o 3º melhor jipe em relação força e,encarar os mais diversos desafios.O Suzuki Vitara só perde para o Willys e para a Toyota bandeirante. O Suzuki Vitara foi criado em parceria entre a General Motors americana e a Suzuki. A produção foi iniciada em 1989 na fabrica do Canadá pela Cami Automotive.
O nascimento do Vitara foi ocasionado por uma curiosa situação relacionada ao Suzuki Samurai, outro produto da Suzuki. O pequeno jipe, comercializado nos EUA, passou a ter alta incidência de capotagens. A NHTSA, órgão regulador da segurança de trânsito dos EUA, determinou que o veículo era inseguro e que para seguir em comercialização, deveria ser mais largo, mais longo e mais pesado. Isso forçou a Suzuki a criar um novo veículo, o Vitara.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Marruá 4x4


No dia 06 de Fevereiro, em solenidade de passagem de comando no ARSENAL DE GUERRA DE SÃO PAULO, foi oficialmente apresentado o mais novo produto militar brasileiro.

Trata-se do jipe 4x4 MARRUÁ (boi fujão) cujo primeiro protótipo de três que estão em fase de construção foi apresentado às autoridades alí presentes.

O MARRUÁ é um derivado ao Engesa EE-12, com muitas melhorias em relação ao seu inspirador. É uma viatura militar para transporte de pessoal e/ou carga, com capacidade para transportar 500kg, em qualquer terreno, mais reboque de 250kg e destina-se basicamente ao transporte de quatro homens com equipamento individual.

Está ainda prevista diversas versões como lançador de míssil anticarro, canhão sem recuo de 106mm, metralhadora leve, equipamento de comunicações, ambulância e uma versão alongada.

Sua carroceria é toda em aço com teto e portas em vinilona, janelas de enrolar, com barra de proteção anticapotagem (o famoso Santo Antônio), pará-brisa rebatível com vidro basculante, bancos individuais na frente com regulagem de posicionamento, banco traseiro para dois passageiros. Tampa traseira de abertura lateral, sendo nela afixado o pneu estepe.

Possui painel de instrumentos completo, com sistema de iluminação civil e militar e com comando de chave comutadora tipo NATO.

Jpx


JPX do Brasil Ltda. foi uma empresa criada em 1992 pelo empresário Eike Batista com o objetivo de produzir no Brasil um jipe apto às atividades de mineração do seu conglomerado industrial e que também pudesse atender ao mercado nacional de veículos utilitários. A empresa, após buscar no mercado internacional por um modelo de jipe que pudesse ser fabricado no país sem grandes investimentos em desenvolvimento de produto, adquiriu na França a licença para produção do modelo A-3 da Auverland e passou a montar uma versão modificada do mesmo na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, sob o nome comercial de JPX Montez.

Principal produto da empresa, o jipe Montez colocado no mercado a partir de 1994, era basicamente uma versão nacionalizada do modelo A-3, jipe utilizado pelo Exército Francês e por diversos outros órgãos governamentais franceses. A JPX utilizava na montagem do Montez várias peças oriundas de outros modelos de veículos nacionais para baratear os custos e facilitar a reposição mas o conjunto motriz era todo importado, composto inicialmente pelo motor Peugeot XUD-9A, caixa de câmbio Peugeot BA-7/5, caixa de transferência Auverland A-80, com eixos e diferenciais italianos da marca Carraro, modelo HS.

O jipe Montez, dotado de uma excelente suspensão, baseada no uso de molas helicoidais, possuía ótima performance no "fora de estrada" e, com isso, foi logo adotado pelo Exército Brasileiro visando substituir suas viaturas mais antigas, o que ampliou ainda mais a visibilidade do modelo no mercado interno.