segunda-feira, 20 de setembro de 2010
HISTÓRIA DO OFF-ROAD
O primeiro rali da história foi realizado em 1895, com aproximadamente 21 carros percorrendo 126 quilômetros, de Paris a Rouen, na França. A prova tinha como objetivo testar a resistência dos veículos e dos pilotos em terreno não pavimentado, e a capacidade de navegação.
Com a Segunda Guerra Mundial em eminência, em 1938, o exército americano começa a investir na pesquisa de um automóvel de reconhecimento, que pudesse passar facilmente por terrenos acidentados e enlameados.
Para atender tal necessidade, a Willys-Overland desenvolveu o projeto de um veículo “mosquito”: polivalente, leve, bom de manobras e potente. Em 1941, uma demonstração do Jeep em Washington torna o veículo popular. O nome Jeep – que originalmente chamava MB – tornou-se tão forte que, em 1950, a Willys-Overland registrou-o como marca. No fim da guerra, a Willys criou o uso civil para o veículo, exaltando seu potencial de lazer e intensificando a prática do off-road.
O mais famoso rally do mundo, o Dakar, foi criado em 1978 pelo francês Thierry Sabine. A prova tem duração média de 15 dias e é disputada na Europa e na África. Modelo para os principais ralis do mundo, o Dakar é aberto a carros, motos e caminhões, que competem em diferentes categorias.
No Brasil, o rally chegou na década de 50 com um grupo da Sociedade Esportiva e Cultural dos Empregados da Light (Segel). Mas o primeiro grande evento do país foi em 70, com o Rali da Integração Nacional, um percurso de 5.350 quilômetros, de Fortaleza ao Chuí. O país entrou no circuito internacional em 1997, com o Rali Internacional do Brasil.
O Rally dos Sertões, um dos mais importantes do mundo, começou em 1992, exclusivamente para motos. Hoje também participam da competição carros, quadriciclos e caminhões. O percurso tem em média 4.500 quilômetros, que são percorridos em 10 dias.
O primeiro rally exclusivo de motos no Brasil foi o Rally São Francisco, em 1991. Na época da Primeira Guerra Mundial, já eram comuns as provas de trial, modalidade off-road para motocicletas feita de obstáculos. Um exemplo é a Scottish Six Days Trial, criado em 1911, disputada até hoje na Escócia, e a English Six Days Trial - que daria origem ao enduro -, realizada pela primeira vez na Inglaterra em 1913.
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