Powered By Blogger

terça-feira, 26 de julho de 2011


Andar com o veículo em linha reta é muito simples. O carro do desenho animado dos Flintstones, com as rodas inteiriças de pedra faz muito bem essa função.

Basta colocar os pés no chão e empurrar. Mas, os atuais precisam mudar de direção, entrando em uma esquina ou fazendo uma curva. Para isso existe o diferencial. Então, como esse sistema funciona?

Imagina um carro fazendo uma curva! Agora pense apenas no eixo dianteiro para ficar mais simples.

As duas rodas não descrevem a mesma trajetória, pois a de fora faz um arco nitidamente maior. Se o eixo de tração fosse rígido, haveria um escorregamento do pneu que está na parte interna, pois a velocidade angular é muito grande.
Assim, temos uma tração suave e sem patinar (escorregar), mesmo nas curvas. Problema solucionado para trafegarmos em curva nas grandes cidades. Porém, o mesmo benefício pode ser um grande problema na prática off-road, afinal andar em piso firme é só para durante a semana. Uma situação bem freqüente na trilha é uma das rodas motrizes perder a aderência do solo, enquanto a outra permanece em contato.

Quem não esteve em uma situação assim? A roda que está no ar gira em falso, consumindo toda a potência transmitida ao diferencial, impedindo que o veículo se movimente. E olha você lá no meio do mato, pendurado e sem conseguir sair. Com certeza, a prática do fora de estrada estaria em muito comprometida. Para solucionar esse problema foi criado o diferencial de escorregamento progressivo ou positraction.


Para compensar a diferença existem entre as duas rodas, os engenheiros e os primeiros projetistas de carros criaram o diferencial, um mecanismo simples, robusto e compacto, além de eficiente. No interior da peça existe um conjunto de engrenagens, chamadas satélites e planetárias. Através da composição dos movimentos de todos os equipamentos, o veículo compensa a diferença de velocidade entre as rodas motrizes.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Trilhass


Dae galera amanha (09/07/11) etarei indo para um super desafio off-road na colônia Maria Luisa.
É um grande desafio cheio de banhados erosoes paredoes de terra,se ocorrer tudo conforme o planejado log logo etarei postando as fotos e videos do Desafio da Colônia Maria Luisa :

Abraççss pessoal até mais

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dicas de uso do guincho elétrico no Off-Road


O guincho é um equipamento indispensável para se enfrentar uma trilha radical, e é fundamental saber usá-lo com a máxima segurança. Acidentes podem acontecer, por isso confira as dicas para uso do guincho elétrico, o mais popular no universo off-road.

Em primeiro lugar, escolha um guincho compatível com o peso de seu 4x4. Use sempre luvas de couro para manusear o cabo de aço, porque fios soltos podem ferir seriamente suas mãos. Jamais acione o guincho segurando o cabo muito próximo da entrada do carretel, menos ainda durante o resgate. Mantenha as pessoas distantes do cabo e dos veículos envolvidos no resgate.(continue lendo).

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quadriciclos Polaris


Não esquecemos dos quadriciclos.
A Polaris teve origem em 1998 com a missão de montar novos tipos de quadriciclos,inovadores no mercado.
Desde 2001 eles criaram um plano de ação para aumentar a performance de custo através de contínuas iniciativas de qualidade.





segunda-feira, 20 de junho de 2011


O CBT Javali foi um veículo de fabricação 100% nacional.
A CBT era fabricante de tratores, e resolveu criar um utilitário jipe 4x4
que fosse forte, ágil e brasileiro.
Javali não era durável ou forte. Ele tinha muitos problemas como barulho,
fumaça, peças sobressalentes e assistência técnica. Foi produzido por apenas
4 anos.
O modelo era fornecido com duas opções de motorisação: o 3 cilindros
turbo diesel de baixo desempenho, porém muito torque em baixa rotação,
característico de tratores. O outro era um 4 cilindros sem turbo e raro
de se encontrar. O melhor do Javali era a carroceria, o eixo dianteiro
(Dana com "munhão-bola") e os freios (dianteiros a disco).

domingo, 5 de junho de 2011

Lada Niva


Está pensando em entrar no mundo da lama, mas a grana não dá para comprar um confortável utilitário esportivo? Também não pode se dar ao luxo de ter um Willys velhinho para sofrer nas trilhas além de um automóvel comum para o dia-a-dia? Então é hora combinar um 4x4 de respeito com um modelo de cabine fechada e suspensão mais macia. Por preços entre 7000 e 9000 reais, pense seriamente num Niva.

É um modelo valente no off-road, que encara as piores trilhas melhor que muito utilitário moderno que há por aí - graças a entreeixos curto, rodas aro 16, tração nas quatro rodas com reduzida e bloqueio de diferencial central. Mas vai ter que se acostumar com o barulho excessivo e o alto consumo - menos de 8 km/litro.

sábado, 4 de junho de 2011

O SZK Adventure


1ª Etapa 11/06 . Alphaville/Barueri - Campinas
Período de Inscrição: 20/05 a 06/06

Como se inscrever:
Faça o download da ficha de inscrição no link abaixo, preencha corretamente todos os dados solicitados e envie o arquivo para o email:
etapa1@suzukiadventure.com.br
Você receberá a confirmação de que sua ficha foi recebida e será analisada.

Download Ficha de Inscrição

A ficha de inscrição está no formato .xls (Microsoft Excel). Caso não consiga abri-la em seu computador, recomendamos que instale o Libre Office, um programa gratuito e compatível com o formato da ficha.

Confirmação da Inscrição:
Em até 48 horas, você receberá um email com o assunto “Sua inscrição no SZK Adventure – Campinas – SP foi confirmada!”. Sua inscrição somente estará completa após o recebimento deste email.

Atenção:
Caso o número de vagas tenha esgotado, você será informado que não foi possível receber sua inscrição.


Programação
11/06 . sábado
Largada: Alphaville/Barueri - Chegada: Campinas
08:00h às 12:00h: Funcionamento da secretaria de prova
09:45h às 10:00h: Briefing do evento
10:30h às 12:00h: Largada
Concessionária Suzuki de Alphaville - Ryo
Endereço: Al. Araguaia, 3572.
14:00h às 15:40h: Chegada
Campinas - Local a confirmar.
14:00h às 17:00h: Almoço
17:00h: Premiação
A aventura começa antes!
Se você não está familiarizado com os passeios de regularidade e quer aprender um pouco mais sobre essa divertida aventura, a Suzuki preparou pra você duas aulas de navegação com dicas super importantes. São duas opções de data:
Aula de Navegação
4ª feira, 08/06, às 20:00h
Local: Concessionária PróAuto - Av. Sumaré, 741.
5ª feira, 09/06, às 20:00h
Local: Concessionária Rakki - Av. das Nações Unidas, 19667.
E você ainda pode aproveitar e antecipar o recebimento do seu Kit de Aventureiro, na Concessionária Rakki, a partir de 5ª feira, 09/06, das 09h às 20h.


Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 9223-7543.


Para mais informações: http://www.suzukiveiculos.com.br/SZK-adventure/Inscricoes.aspx

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Suzuki começa a vender o jipe Jimny com tração 4×4 no Brasil por R$ 54.990


Depois voltar ao mercado nacional com o Grand Vitara, a Suzuki inicia as vendas a partir deste mês do jipe Jimny. O modelo chega com preço inicial de R$ 54.990.
A versão que chega ao Brasil vem equipada com um motor 1.3 de 16 válvulas, à gasolina, com comando variável. O bloco deste propulsor é feito de alumínio e é capaz de gerar 84 cavalos de potência e 11,2 kgfm de torque a 4.100 rpm. O modelo conta com três tipos de tração: 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

Com capacidade para quatro passageiros, o Suzuki Jimny traz painel com acabamento tipo titânio e mostradores simples de fácil visualização. Entre os itens de segurança, o jipe traz barras de proteção laterais nas portas, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura, freios a disco dianteiros e a tambor traseiros, e assistência de frenagem (BAS), que adequa a frenagem à velocidade do veículo no momento em que o pedal é acionado.

sábado, 28 de maio de 2011

Pra quem não tem um Jeep ainda...

Essa é pra você que ainda n tem um Jeep.
Você pode até escolher o militar ou o cj ou pode até mesmo ficar com os dois huashsuauhauhsauhsuahsuahsuah


(By DONATTI4X4 - http://www.donatti4x4.com.br/)




(By CVMARJ - http://www.cvmarj.com.br/)

Os cuidados antes de adquirir um Jeep ou algum 4x4


Você deve observar o chassis que é muito importante o mesmo não deve ter trincas absurdas e se tiver alguma pequena e já soldada, acredito que até passa. Deve também observar e se possível até pedir para o dono testar tração e reduzida (OBS: Nunca teste a tração e redução no asfalto).A documentação do veículo merece atenção especial, principalmente se o véiculo for CJ.Adaptações gerais, também são sempre importantes na valorização ou desvalorização. Por exemplo freios, se forem a disco dianteiros, ponto positivo na valorização, pedaleira suspença com hidrovácuo, mais um ponto, direção sem folga excessiva, se for original tá valendo, se for adaptada de forma correta ponto positivo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

70 anos do Jeep


Em 1941 foi o ano em que começaram a serem fabricados jipes á pedido do exercito norte americano,quando foi pedido a 131 marcas de automóveis para que mostrassem seus protótipos, e só três atenderam que foram:a Willys Overland, American Bantam Car, e a Ford.O modelo final acabou sendo a mistura desses três protótipos,a Willys construiu mais da metade de todos os 647.925 mil feitos durante o conflito,e continuou fabricando esses ótimos Jeep's fortes e robustos,feitos para encarar os mais adversos desafios. Com apenas 3metros e 33cm o Willys MA tinha lugar para 4 soldados sem grande conforto, que sofriam ainda mais por causa da suspensão dura feita para aguentar em qualquer terreno. Apesar do motor ser pequeno de quatro cilindros ele continua valente até mesmo sendo um "setentão",o cambio de três marchas'reduzida e tração nas quatro rodas,ainda se encarregam de ajeitar as coisas. Uma de suas características eram uma pá e o machado,para alem de desbravar o mato,o machado servia para destruir as peças vitais do motor caso o veículo tivesse de abandona-lo, e ele não ser usado pelo inimigo.
O nome Jeep tem duas versões que logo após a Grande Guerra virou uma marca, as duas versões são o som das letras da abreviação General Purpose,ou o nome do cachorrinho do Marinheiro Popai o Jeep por também ser esperto.
Em 1945 começaram a serem fabricados os Willys Cj2 que significa Civilian Jeep ou Jeep civil, ele contribuiu para reconstruir países.

Até logo galeraa Abraçoss

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Off-Road Morretes floresta-PR.

Um "passeio" off-road após o desastre ocorrido em Morretes nós levamos donativos,alegria e um pouco de felicidade para aquele povo que está muito carente de carinho...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Xtz


Sempre esqueço das motos mas elas tambem fazem parte do meio off road.Eu como sou um leigo no assunto de motos precisei de uma grande ajuda da revistas e sites se estiver errado qualquer coisa só comentar ae para que eu possa corrigir o erro.
A Xtz tem apenas 16 anos de existencia, por um lado pessoas falam que ela é muito "jovem" mas podemos perceber que nesses 13 anos a Xtz está cada vez mais com mais
"maturidade" ela é equilibrada é resistente economica, baixo custo de manutenção ,é muito bonita ,apesar de designe não ter mudado muinto desde seu lançamento desde 1995,a unica mudança é que o seu designe é que ele se tornou mais agressivo e moderno,as Xtz's receberam um novo anteparo frontal com farol típico dos modelos off-road de competição da Yamaha que otimiza a distribuição de luz e melhora a iluminação.
O escapamento mais longo e com maior protetor antiqueimadura conferem volume ao conjunto visual. RESUMINDOO: a Xtz é uma motaça.
valeu galera até mais.
Abraços.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sábado e Domingo os dias mais esperados na semana do Jipeiro


Ficamos esperando a semana inteira pelo fim de semana pensando como será a trilha de Sábado ou de Domingo.
Quando chega o dia da trilha é muita festa muita alegria,para uns paz,um momento para aliviar o stress e voltamos para casa renovados mais felizes do que quando saímos de casa.
No dia não nos importamos com o veículo que temos se é um Willys, uma Troller, uma Hilux,uma L200, ou até mesmo um Fusca muito loko preparado para os mais adversos desafios.
O que importa mesmo é estar com o pessoal na trilha e sair inteiro das trilhas,devemos aproveitar ao maximo cada trilha devemos aproveitar cada goticula de lama que restar .
É isso ae pessoal fiquem na Paz
ah e boa trilha pra todos que irão para mais uma aventura nesse final de semana

sexta-feira, 11 de março de 2011

Calendário 2011 do Jeep clube de Curitiba

Calendario 2011

FEVEREIRO 26 Sábado Passeio Litoral


MARÇO 27 Domingo Raid da Inclusão
26/27 Sabado/Domingo Desfio RBS (Rio Branco do Sul)

ABRIL 3 Domingo 1º Willys Day e Amigos c/ feijoada
9 Sabado 1ª Etapa Copa Sul Paraná
17 Domingo Jeeppascoa


MAIO 1 Domingo Passeio Santa Felicidade
7 Sábado Desafio Pernambuco
21 Sábado 2ª Etapa Copa Sul Paraná
28 Sábado Raid da Inclusão Rotary


JUNHO 4 Sábado 3ª Etapa Copa Sul Paraná
12 Domingo 2ª Willys Day e Amigos
18 Sabado Passeio da Meia Noite (Rio Branco do Sul)

JULHO Sopa do Pinhão
23 Sábado Jeep Click


AGOSTO
20 Sábado 4ª Etapa Copa Sul Paraná
28 Domingo 3º Willys Day e Amigos


SETEMBRO 17 Sábado Desafio Palhoça
24 Sábado Raid do Baton ou Raid Nostalgia


OUTUBRO 1 Sábado Passeio Rancho do Mato
15 Sábado 5ª Etapa Copa Sul Paraná
22 Sábado Passeio Intermunicipal(Rio Branco do Sul)
30 Domingo 4º Willys Day e Amigos


NOVEMBRO 18/19 Sexta/sabado 6ª Etapa Copa Sul Paraná (Raid da Meia Noite)


DEZEMBRO 3 Sábado 5º Willys Day e Amigos
10 Sábado Passeio do Leco
17 Sábado Jeep Noel
21 Quarta Jantar encerramento


JANEIRO 2012 22 A 28 Transparaná

quinta-feira, 10 de março de 2011

Land Rover Defender


Pra mim ainda é loucura colocar uma Land Rover no mato mas há quem usa e gosta muito,pra quem pode é legal.
Compare se você bater e quebrar o retrovisor de uma Land Rover na trilha no minimo o preço de um novo será na média de 150,00 R$ á 250,00 R$ e o preço de um retrovisor de um Jeep Willys é 25,00 R$ é uma GRAANDE diferença,mas cada um com sua opinião,com seu gosto.
Quem tem uma Land Rover Defender é apaixonado pela marca e pelo carro. Não importam as linhas quadradas como as de um caixote nem o espaço interno apertado. Mas tem suas compensações. Experimente entrar num trecho alagado, ou com lama, onde nem é possível parar em pé. Se tiver o snorkel (tubo que leva o ar ao motor sem que a água entre), o Defender pode mergulhar e continuar funcionando. Porém, por ser caro demais e demorar a desvalorizar, não vale a pena comprá-lo se você vai rodar só na cidade. Seu dono tem de ser pelo menos um amante das trilhas de fim de semana. Do contrário, é melhor apostar num Pajero.
Essa é a opinião de um profissional no assunto (jipes). Mas eu ainda prefiro o bom e velho Willys hehe
Valeu té + galera

quinta-feira, 3 de março de 2011

Os segredos da condução 4x4



Os segredos da condução off-road

Se você comprou seu 4x4 para fazer amizades duradouras, fugir da cidade grande e encher os olhos com paisagens incríveis então veio para o site certo!

Se você comprou seu 4x4 apenas para desfilar pela cidade num carrão bonito, seguro e imponente fique por aqui por alguns minutos, quem sabe não se interesse pelas duas linhas acima.

Um abraço e bem vindo ao site Jeep Jipes & Off-Road


Agradecimentos: João Roberto de C. Gaiotto que á 12 anos ensina os segredos da condução off-road!
http://www.tecnica4x4.com.br/

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Suzuki Vitara


O Suzuki Vitara é um carro(jipe) forte para os mas adversos terrenos,como trilhas pesadas e de grandes dificuldades.Na minha opinião o suzuki Vitara é o 3º melhor jipe em relação força e,encarar os mais diversos desafios.O Suzuki Vitara só perde para o Willys e para a Toyota bandeirante. O Suzuki Vitara foi criado em parceria entre a General Motors americana e a Suzuki. A produção foi iniciada em 1989 na fabrica do Canadá pela Cami Automotive.
O nascimento do Vitara foi ocasionado por uma curiosa situação relacionada ao Suzuki Samurai, outro produto da Suzuki. O pequeno jipe, comercializado nos EUA, passou a ter alta incidência de capotagens. A NHTSA, órgão regulador da segurança de trânsito dos EUA, determinou que o veículo era inseguro e que para seguir em comercialização, deveria ser mais largo, mais longo e mais pesado. Isso forçou a Suzuki a criar um novo veículo, o Vitara.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Marruá 4x4


No dia 06 de Fevereiro, em solenidade de passagem de comando no ARSENAL DE GUERRA DE SÃO PAULO, foi oficialmente apresentado o mais novo produto militar brasileiro.

Trata-se do jipe 4x4 MARRUÁ (boi fujão) cujo primeiro protótipo de três que estão em fase de construção foi apresentado às autoridades alí presentes.

O MARRUÁ é um derivado ao Engesa EE-12, com muitas melhorias em relação ao seu inspirador. É uma viatura militar para transporte de pessoal e/ou carga, com capacidade para transportar 500kg, em qualquer terreno, mais reboque de 250kg e destina-se basicamente ao transporte de quatro homens com equipamento individual.

Está ainda prevista diversas versões como lançador de míssil anticarro, canhão sem recuo de 106mm, metralhadora leve, equipamento de comunicações, ambulância e uma versão alongada.

Sua carroceria é toda em aço com teto e portas em vinilona, janelas de enrolar, com barra de proteção anticapotagem (o famoso Santo Antônio), pará-brisa rebatível com vidro basculante, bancos individuais na frente com regulagem de posicionamento, banco traseiro para dois passageiros. Tampa traseira de abertura lateral, sendo nela afixado o pneu estepe.

Possui painel de instrumentos completo, com sistema de iluminação civil e militar e com comando de chave comutadora tipo NATO.

Jpx


JPX do Brasil Ltda. foi uma empresa criada em 1992 pelo empresário Eike Batista com o objetivo de produzir no Brasil um jipe apto às atividades de mineração do seu conglomerado industrial e que também pudesse atender ao mercado nacional de veículos utilitários. A empresa, após buscar no mercado internacional por um modelo de jipe que pudesse ser fabricado no país sem grandes investimentos em desenvolvimento de produto, adquiriu na França a licença para produção do modelo A-3 da Auverland e passou a montar uma versão modificada do mesmo na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, sob o nome comercial de JPX Montez.

Principal produto da empresa, o jipe Montez colocado no mercado a partir de 1994, era basicamente uma versão nacionalizada do modelo A-3, jipe utilizado pelo Exército Francês e por diversos outros órgãos governamentais franceses. A JPX utilizava na montagem do Montez várias peças oriundas de outros modelos de veículos nacionais para baratear os custos e facilitar a reposição mas o conjunto motriz era todo importado, composto inicialmente pelo motor Peugeot XUD-9A, caixa de câmbio Peugeot BA-7/5, caixa de transferência Auverland A-80, com eixos e diferenciais italianos da marca Carraro, modelo HS.

O jipe Montez, dotado de uma excelente suspensão, baseada no uso de molas helicoidais, possuía ótima performance no "fora de estrada" e, com isso, foi logo adotado pelo Exército Brasileiro visando substituir suas viaturas mais antigas, o que ampliou ainda mais a visibilidade do modelo no mercado interno.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Economize gasolina com o jipe



O preço do barril de petróleo aumenta sem aviso e, em conseqüência, a nossa gasolina também tem seus valores alterados nas bombas. Mas, enquanto o pior não acontece, é sempre bom para o meio ambiente e para o bolso fazer uma economia. Quem tem veículos a álcool também pode aproveitar as dicas... Alguns fatores podem influenciar no alto consumo de combustível. Um deles são as saídas violentas, que fazem as rodas virarem em falso, mesmo em terreno seco. Na lama é mais difícil deixar de acontecer, mas um pouco de paciência e o controle dos pedais pode ajudar. Ficar com aceleração excessiva e prolongada, nas marchas baixas - primeira e segunda - também é um problema.

Essa técnica, não muito inteligente, é empregada para ganhar mais velocidade na arrancada. Para se ter uma idéia, a quantidade de combustível que se consome em 50 metros é igual à percorrida em 500 em situação normal

Cuide bem de seus pneus
Há poucos anos, não havia quem descuidasse dos pneus de seu carro. Não que os motoristas fossem mais cuidadosos do que hoje - o que ocorria é que os pneus davam muito mais trabalho e, por bem ou por mal, vivam sob observação constante.

Os pneus de hoje são mais confiáveis, raramente furam ou apresentam vazamentos e duram muito mais do que os de antigamente. Mesmo assim, eles não devem ser esquecidos. Eles não precisam de muitos cuidados: basta um pouquinho de atenção e eles irão durar mais e, o que é mais importante, contribuir para sua segurança. Afinal, os pneus são responsáveis pelo contato do carro com o chão, pela manutenção da trajetória nas retas e curvas e pela parada nas condições mais variáveis possíveis(continue lendo).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Stark



Caracteristicas
O Stark 4WD é o mais novo veículo 4×4 com reduzida e suspensão independente de longo curso nas quatro rodas. Tem design inovador, tecnologia de ponta e alta performance.

Com capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, atende tanto os praticantes de off-road quanto àqueles que buscam um carro arrojado para uso urbano. Este é o fora-de-estrada mais leve da categoria com motorização diesel e o de maior altura livre do solo.

Tem transmissão de 5 velocidades sincronizadas, com reduzida, freios a disco ventilado nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para 4 lugares individuais com painéis de material composto e plásticos de engenharia, estrutura tubular, distância de 2.540 mm entre-eixos.

- Design próprio e inovador, voltado à função e atualizado esteticamente.
- Estrutura principal de proteção com santo-antônio integrado.
- Tanque de combustível de 70 litros totalmente protegido pela estrutura principal.

Estrutura reforçada
A estrutura tubular do Stark 4WD conta com uma elevada resistência mecânica, oferecendo segurança e estabilidade do veículo em trilhas e minimizando riscos ao condutor e passageiros.

Distribuição de peso
A melhor distribuição de peso entre eixos da sua categoria garante maior tração em situações adversas, e ainda reduz o gasto dos demais equipamentos do Stark, tornando-o a melhor opção de compra.

Troller T4


O T4 é um jipe compacto da Troller fabricado no Brasil. É o modelo mais popular e mais antigo da marca.Foi um dos jipes mais vendidos tanto para as ruas , tanto para a pratica de "off-road".
É um veículo de 2 portas e possui duas versões: capota rígida de fibra ou capota de lona, ambas removíveis. Pode apresentar as seguintes motorizações:
Motor 2.0 AP a gasolina (1999 até 2001);
Com 114 cv; chegava a 150km/h
Motor MWM 2.8 Diesel (2001 até o final 2005);
Com 132 cv brutos (115 cv liquídos); chegava a 170km/h
Motor NGD 3.0 Diesel Eletronico (a partir do final de 2005 até atualmente).
Com 163 cv; chega a 180km/h
Usa diferenciais Dana 44, Caixa de câmbio Eaton a partir de 2001 e caixa de transferência Borg Warner 1352.
Ele foi o jipe mais vendido do Brasil até a metade de Dezembro de 2008, quando ficou com 1.104 unidades vendidas. Em abril de 2010 a Troller anunciou que a venda acumulada do T4 atingiu 10 mil unidades.